Encerramento da 3ª CIIS conta com a presença de autoridades educacionais

Por Valéria Credidio – Ascom / LAIS

Ao todo foram 10 palestras, seis paneis de debate e dois cafés com ideias contando a participação de pesquisadores brasileiros, de diversos estados, e de mais sete países, entre eles Portugal e Estados Unidos. Assim foi a 3ª. Conferência Internacional de Inovação em Saúde, que aconteceu entre os dias 4 e 7 de abril, em Natal. A 3ª. CIIS contou com mais de mil inscritos, que acompanharam o evento presencialmente ou de forma virtual, através da parceria entre o LAIS, promotor do evento, e do site de notícias g1 RN.

A solenidade de encerramento contou com a presença de autoridades como a secretária de educação a distância, da UFRN, professora Carmem Rego. Também participaram da solenidade a representante do Ministério da Saúde, Dra. Angélica Espinosa, o missionário Rafael Silva, Gabriel Listovsky, coordenador Regional do Campus Virtual de Saúde, da OPAS; Olga Ramírez, da Universidade Nacional da Colômbia; Carlos Alberto Araújo, gerente de ensino e pesquisa do Hospital Onofre Lopes (HUOL/UFRN), e o diretor do curso de Engenharia Biomédica, da UFRN, e pesquisador do LAIS, Danilo Nagem.

Na oportunidade, o diretor executivo do LAIS, professor Ricardo Valentim, agradeceu a todos os presentes e a todos da organização, que fizeram o evento acontecer, congregando alunos, professores e pesquisadores da UFRN e de outras instituições nacionais e internacionais.

Os outros componentes da mesa de encerramento também expressaram a gratidão por participarem da 3ª. CIIS. Para a professora colombiana, Olga Ramírez, a oportunidade de estar mais perto dos pesquisadores brasileiros será de grande valia para professores e alunos e para as comunidades da Colômbia.

“É um privilégio estar aqui e tenho certeza de que as três esferas unidas podem fazer muito mais”, ressaltou Dra. Angélica Espinosa. Finalizando a solenidade, professora Carmem Rego reafirmou o orgulho da UFRN em ter o LAIS e a importância da Conferência, o primeiro grande evento pós-pandemia. “Tivemos que nos reinventar, mas chegamos a esse momento com o sentimento de gratidão e de que a educação é a base de tudo, com formação humana em saúde e resiliência. A educação transforma as pessoas e as pessoas transformam o mundo”, lembrou professor Carmem, citando Paulo Freire.