Cenário atual da saúde no Brasil é tema de palestra na 3° CIIS

Por Jordana Vieira (ASCOM/LAIS)

No Dia Mundial da Saúde, é válido refletir e discutir os desafios desse setor no Brasil. E em torno disso, sucederam-se as discussões do quarto e último dia de programação da 3ª Conferência Internacional de Inovação em Saúde (3ª CIIS). A manhã iniciou com a palestra “Auditoria 4.0 no SUS: onde estamos e para onde vamos?”, ministrada por Cláudio Azevedo, diretor do Departamento Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde do Ministério da Saúde (DENASUS/MS).

Cláudio iniciou sua fala destacando que o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LAIS/UFRN) é um dos parceiros que contribui no processo de melhoria da nova configuração do DENASUS. O foco dessa nova auditoria é que ela seja sustentável e 100%  digital, utilizando tecnologias que surgiram junto a indústria 4.0 a fim de dar respostas rápidas à população.

A justificativa para esse objetivo é a presença integral das tecnologias 4.0 em todos os setores da sociedade atual, afetando diretamente nosso dia a dia. Tecnologias essas, que têm avançado de uma forma muito veloz. “A covid-19 veio para acelerar ainda mais essa evolução, por ser um momento difícil em que a saúde precisou dar respostas rápidas e eficazes para o cidadão através dessas tecnologias”, disse ele. O diretor ainda acrescentou que vários projetos do LAIS utilizam as tecnologias 4.0.

Cláudio explicou que existem outros parceiros envolvidos nesse processo de melhoria da auditoria, e cada um deles ficou responsável por alguma demanda. O LAIS é responsável pela regulação, pelas Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPME), e ainda, pela vacinação.

“O SUS não pára, é um movimento de informação contínua”, disse Cláudio, sobre o Sistema Único de Saúde para introduzir a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) na palestra. A RNDS é uma plataforma nacional de integração de dados em saúde.

O palestrante finalizou sua fala pontuando que o SUS tem potencial para se adaptar às novas tecnologias propostas, devido a multiplicidade das bases e sistemas do Ministério da Saúde.

Indústria 4.0
A Indústria 4.0, ou Quarta Revolução Industrial, se trata de um conceito que representa a automatização de processos industriais e a integração de diferentes tecnologias como inteligência artificial, robótica, internet das coisas e computação.

Esse processo tem o objetivo de  otimizar e aumentar a produção das atividades industriais. Com tecnologias da Indústria 4.0 também é possível desenvolver produtos em larga escala, aumentando a produtividade.