Uma chuva de sonhos para melhorar a qualidade da saúde

Por Valéria Credidio

Em papeis jogados para o alto, os participantes da palestra Experiências Exitosas do IHI na área de Qualidade Total em Saúde tiveram a oportunidade de expressar seus sonhos para melhorar a qualidade da saúde, em todo o mundo. Ministrada pelo médico e diretor do Institute for Healthcare Improvement (IHI), Paulo Borem, a palestra mostrou os caminhos da ciência para a melhoria, a partir do redesenho de sistemas para atingir novos níveis de desempenho.

Em sua fala, Borem demonstrou o trabalho realizado pelo IHI e os impactos que vem causando na melhoria dos atendimentos. Um dos dados demonstrou a diminuição dos óbitos entre mulheres, causado por hemorragia pós-parto.

Outro exemplo citado pelo diretor do instituto foi o impacto do projeto Sífilis Não, na diminuição de casos de sífilis congênita no Brasil. “Confiança e equidade são os nossos valores. E eles são verdadeiros e compartilhados por todos que fazem o IHI. Acreditamos que podemos transformar realidade, como foi feito no projeto Sífilis Não em todo o Brasil”, finalizou o palestrante.