Transformação digital da saúde encerra segundo dia de conferência internacional

Por Arthur Barbalho

Com foco no discussão da saúde digital em países da América Latina, o segundo dia da 3ª Conferência Internacional de Inovação em Saúde (CIIS 2022) foi encerrado com a palestra do coordenador da Unidade Técnica de Capacidades Humanas em Saúde da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Roberto Tapia Hidalgo. O chileno ministrou sob o tema “A Importância da Saúde Digital no Contexto Global”, trazendo um panorama dos desafios sobretudo dos últimos anos, com o surgimento da covid-19.

O representante da OPAS abriu sua fala destacando dados atuais de vacinação na América do Sul, sobretudo no Brasil. Na sequência, Tapia Hidalgo reforçou para além do impacto na questão da saúde, a pandemia influenciou diretamente os resultados econômicos dos países latinoamericanos. “Para além da questão da saúde pública, os países da América Latina e região do Caribe sofreram forte impacto econômico, e muito deste cenário passa pela ausência de soluções de saúde digital”, disse ele.

Para Tapia, a saúde digital fez toda a diferença na capacidade de resposta à problemática do coronavírus na região. “Países e regiões onde houve forte investimento em infraestrutura e recursos humanos para a saúde digital conseguiram enfrentar melhor a pandemia”, ressaltou.

Ainda de acordo com o representante da OPAS na conferência, o contexto global da saúde pública demandou uma maior necessidade de governança, regulação e privacidade do uso de dados em saúde. Ele defendeu ainda que já chegou o momento da transformação digital para o setor. “O desafio agora é que os sistemas e serviços de saúde estejam à altura da tecnologia, uma vez que as informações cada vez mais precisam ser capturadas, gerenciadas, analisadas e trabalhadas em todos os níveis da saúde pública. Cada vez é preciso incorporar profissionais de saúde e comunidades neste processo, e cabe aos governos e gestores regularem, fornecerem transparência e promoverem esta transformação digital para a saúde”, finalizou Tapia.