Painel debate importância da inovação da formação humana em saúde

Por Jordana Vieira / Ascom LAIS

Com o objetivo de discutir o impacto da educação na saúde, o painel  “Educação em Saúde: o impacto da inovação na formação humana em saúde” reuniu pesquisadores e especialistas para debater a necessidade da inovação no processo de formação humana. A mesa redonda foi mediada por Aline Pinho, professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e pesquisadora do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN). 

Durante as apresentações dos convidados, surgiram discussões relacionadas a importância e necessidade do tema, assim como, a transformação promovida por ele. Leopoldo Sarli, professor do Departamento de Medicina e Cirurgia da Universidade de Parma, na Itália, foi um dos convidados do painel. Em sua apresentação, ele expôs o conceito de formação situada, que tem como base o processo social coletivo e consiste no conhecimento produzido em conjunto com o aluno, que atua como membro do grupo e se envolve junto com os demais atores do contexto. “Nesse tipo de formação também é levado em consideração a cultura do local no processo de criação do conhecimento”, ressaltou ele.

O professor também apresentou uma experiência realizada na Universidade de Parma, que chamou de “Sonhação: sonho em ação”, que consiste na troca de conhecimento e práticas entre Itália, Brasil e Mianmar, situada no sudeste asiático. Outros objetivos desse intercâmbio foram compartilhar e vivenciar as diferentes experiências das comunidades envolvidas, para criar alianças e fortalecer redes sociais entre diferentes territórios, tornando a formação situada mediada por tecnologia uma ação efetiva. 

Leopoldo ainda destacou que ao ser apresentado ao LAIS, percebeu que havia bastante convergência entre os processos realizados no laboratório e a experiência da Universidade de Parma, sendo um exemplo prático da “Sonhação”.

Em relação à importância de educar e fazer disso uma ação transformadora, Rafael Silva, missionário das instituições Jovens com Uma Missão (JOCUM) e Acts of life, da Tanzânia, falou sobre a experiência da formação humana no país africano, realizada em colaboração com o LAIS. Ele destacou que “é necessário construir pontes de acesso entre o grande conhecimento produzido dentro das universidades até as pessoas que realmente precisam, assim promovendo a transformação e a dignidade humana”.

Também estiveram presentes no painel Alcindo Ferla, professor associado da Escola de Enfermagem na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Patrícia Bezerra, pesquisadora do LAIS; Lyane Ramalho, secretária- adjunta de Estado da Saúde Pública (SESAP), e Cristina Pereira Vieira, professora no Departamento de Ciências Sociais e Gestão (DCSG) da Universidade Aberta de Portugal (UAb).

Com transmissão ao vivo pelo G1 através do Link: https://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/ao-vivo/ao-vivo-3-conferencia-internacional-de-inovacao-em-saude.ghtml, a 3ª CIIS, que tem como tema central “Sistemas resilientes: o impacto social da inovação em saúde” e acontece até o próximo dia 7, no Holiday Inn, em Natal, capital do Rio Grande do Norte.