Abertura de conferência debate importância da inovação em saúde para o bem-estar da sociedade

Por Valéria Credidio / Ascom LAIS

Com a participação de pesquisadores de sete países diferentes, foi aberta na noite desta segunda-feira (4), a 3ª Conferência Internacional de Inovação em Saúde. O evento, que acontece até o próximo dia 7, é promovido pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN) e tem como tema central “Sistemas resilientes: o impacto social da inovação em saúde”.

A solenidade de abertura do evento contou com a participação de várias autoridades potiguares, nacionais e internacionais, como a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra; o representante da OPAS, no Brasil, Roberto Tapia Hidalgo, e a reitora da Universidade Aberta de Portugal, professora Carla Padrel.

Em sua fala, a chefe do Executivo do RN ressaltou a importância da ciência e do Sistema Único de Saúde (SUS) no enfrentamento à pandemia do covid-19, que somente no Brasil, fez mais de 660 mil mortos. “O cenário da pandemia é doloroso. Não tenho dúvida que sem o trabalho de pesquisadores e cientistas o número de mortos seria muito maior do que os que ocorreram”, ressaltou Fátima Bezerra.

No Rio Grande do Norte, o combate ao vírus contou com a colaboração do LAIS, por meio da construção de um ecossistema tecnológico, com ferramentas como o Regula RN, responsável pela regulação dos leitos de todo o sistema público de saúde, e o RN Mais Vacina, direcionado ao controle de todo o processo de imunização da população. “Os dados fornecidos pelo LAIS, diariamente, nos davam mais segurança e solidez para a tomada de decisão”, complementou a governadora.

Outra autoridade que enfatizou a parceria com o LAIS, foi a representante do Ministério da Saúde, Angélica Miranda, que como coordenadora Geral de Vigilância das Infecções Sexualmente Transmissíveis, tem a oportunidade de acompanhar e desenvolver diversas projetos junto ao LAIS. De acordo com a ela, as parcerias entre o laboratório e o Ministério da Saúde proporcionaram o desenvolvimento de atividades importantes para a população, como o projeto “Sífilis Não”. “O LAIS vem, através do trabalho de qualidade, deixando suas marcas por meio da inovação, que transformam realidades”, argumentou.

Estiveram presentes também na abertura do evento, o diretor do Centro de Ciências da Saúde, da UFRN, Antônio de Lisboa Costa, que no evento representou o reitor da instituição; o Superintendente da Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (ABIMO), Paulo Henrique Fraccaro; a reitora da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) Cicília Raquel Maia Leite; o secretário de Estado da Saúde do Espírito Santo e Presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), Nésio Fernandes Júnior; e o Coordenador de Gestão da Pesquisa e Inovação Tecnológica em Saúde da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Eduardo Barbosa Coelho.

Novo recurso do AVASUS é lançado durante o evento

Durante a abertura da 3ª Conferência, foi lançado o repositório de recursos educacionais abertos do AVASUS. A partir de agora, recursos disponibilizados pela plataforma de formação em saúde estarão abertos para que instituições de ensino públicas ou entidades profissionais tenham acesso e possam promover a qualificação profissional de seus grupos.