Impacto da inovação na formação humana em saúde é discutido em conferência

Por Jordana Vieira – Ascom/LAIS

Foto: Cintia da Hora

Durante o segundo dia de programação da 3° Conferência Internacional de Inovação em Saúde, que tem como tema norteador “Sistemas de Saúde Resilientes: O Impacto Social da Inovação em Saúde”, das 9h às 11:30h acontecerão painéis simultâneos. Um deles abordará o tema “Educação em Saúde: o impacto da inovação na formação humana em saúde” e será mediado por Aline Pinho, pesquisadora do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

De acordo com Aline, é necessário trocar experiências inovadoras e discutir esse assunto atualmente porque “a formação em saúde precisa se adequar às necessidades e demandas dos tempos atuais. Neste sentido, a inovação em metodologias de ensino e aprendizagem, assim como o uso da mediação tecnológica, têm sido cada vez mais necessárias,” afirma a pesquisadora.

No painel de educação em saúde estarão presentes pesquisadores de todo o mundo, convidados especialmente para contribuir com a discussão sobre o tema proposto. São eles: Cristina Pereira Vieira, professora da Universidade Aberta de Portugal; Leopoldo Sarli, professor da Universidade de Parma, na Itália, falará sobre o tema “Formação situada em Tecnologias Digitais na Educação”; Rafael Silva, representando a Tanzânia, contará o seu relato de experiência e formação humana na Tanzânia. Entre os pesquisadores brasileiros estarão: Alcindo Ferla, que abordará o tema “Educação e Saúde no contexto global: contribuições de propostas inovadoras”; Patrícia Bezerra discutirá “A produção de recursos educacionais, mediados por tecnologia na formação humana em saúde: propostas inovadoras e suas contribuições”; e por fim Lyane Ramalho apresentará “A formação humana em saúde: o caso PEPSUS e sua proposta inovadora”.

As inscrições para participar da 3° Conferência Internacional de Inovação em Saúde pode ser feitas pelo link: https://inovacaotecnologica.lais.huol.ufrn.br/